sábado, 7 de fevereiro de 2015


Quando  tinha apenas 7 anos de vida, fato que não me sai da memória, presenciei  o nascimento do nosso bem mais precioso, obviamente para aqueles que gostam da prática esportiva, que foi a construção do campo de futebol do Povoado Riacho em 1972.
Lembro-me que no entorno daquele terreno, não existia nenhuma residência, apenas o velho matadouro e muitas catingueiras. O que se comenta, é que o terreno foi doado pelo Sr. Pedro de Dom Dom.
Foram várias semanas de trabalhos árduos, sem dispor de máquinas como: tratores, patrol, caçambas etc...  apenas pela máquina humana. Posso citar alguns dos baluartes que com muita luta e determinação tornou realidade o sonho de muitos jovens que naquele período residiam no velho e querido Riacho: Manoel da Velha, Renato, Aristeu, Juarez, Gilmar, Inacinho, Nino de Maroca, Dernival, Leonel de Baeca, Edimilson, Zezito de Cecilia, Joaozinho de Aura, dentre outros que no momento não lembro  e que peço desculpas.

Quantos babas dia de sábado jogávamos apostando litro de Pitú. Alguém lembra? Você lembra Vavau, Marinalvo, Roberval, Evaldo, Josemir, Eraldo, Valmir, Arseninho, Val de Jovelina, Ivan, Givaldo etc.  Só que naquele tempo, ninguém enchia o saco, pois não tinham casas para a bola cair em cima.  
 O tempo foi passando, a comunidade foi crescendo, muitas residências foram construídas no entorno do campo, e quem comprou os terrenos, tinha conhecimento de que o campo já existia desde 1972. Após 43 anos de vida da nossa principal praça de esportes, sinto que o mesmo está morrendo aos pouco.
Quando foi construído media: 124 metros de comprimento e 80 metros de largura. Hoje mede: 98 metros de comprimento por 64 metros de largura. Ou seja, perdeu 26 metros de comprimento e 16 de largura.
O pior que depois de tanto tempo, está aparecendo vários donos querendo construir casas dentro do velho e bom campo de futebol.
Para amenizar as bolas que caiam em cima das casas, o Prefeito Anilton, colocou redes de contenção atrás das traves. Infelizmente, as redes foram cortadas por alguns moradores da comunidade.
O que acontece hoje: Quando a bola cai dentro de um determinado muro, volta furada de faca, quando cai em outras casas à bola não volta. Ou seja, está proibido terminantemente de jogar futebol no Povoado Riacho.
Completei 50 anos de vida dia 01 de fevereiro do correte ano, até então não tinha desavença com ninguém da minha comunidade, mais como dizem que o campo é de Liberato, passei a ser odiado por algumas pessoas injustamente.
Meus amigos e minhas amigas do povoado RIACHO, se precisarem do meu apoio em relação a material esportivo como: bolas de salão e campo, redes, apitos, uniformes e outros, contem comigo. Em relação ao campo de futebol, lavo as minhas mãos, pois não é meu, pertence a comunidade riachense. Não vou discutir  sozinho, pois tem nequinho assistindo de camarote e pedindo que o circo peque fogo e apenas um saia queimado.

Obs: O prefeito Anilton, atende dia de segunda-feira, se tiver uma comitiva de uns 20 atletas e alguns moradores que estão se sentindo prejudicados, irei marcar uma audiência com o prefeito, pois sozinho eu não irei. 

No meu ponto de vista, Incompreensão é a Incapacidade de compreender, de ser compreendido.
Digitalização: J.P.A.S

VEJAM QUE A REDE FOI RASGADA

Depois de uma dura semana de trabalho na roça, a unica forma de lazer desses jovens e senhores é a prática de futebol aos sábados e domingos no Riacho. Se não mais existir o futebol, coitados, irão morrer bêbados.


9 comentários:

  1. SÓ LAMENTAR!MAS ISSO É UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
  2. SÓ LAMENTAR!MAS ISSO É UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
  3. CaroLiberato se meu tio doou o terreno para o campo de futebol eu apoio incondicionalmente do que acontecer. por que ele tinha moral para isso por ser filho dos verdadeiros donos do terreno. se precisar de mim para ir a prefeitura para testemunhar sobre essa doação eu vou. agora se alguém vinher a quere invadir o campo para construção de casas, nós herdeiros entraremos na justiça por reintegração de posse. NÃO VAMOS DEIXAR O CAMPO DE FUTEBOL SE ACABAR, DALI PODE SAIR UM FUTURO NEYMAR. DUVIDA DISSO?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É verdade Berato!!! compreender p ser compreendido!!! é uma pena q naum to aii p dar meu apoio como jogador e morador!!! mas o futebol ai no campo do Riacho não pode e nem vai acabar assim naum!!! por causa de uns e outros.

    ResponderExcluir
  6. É verdade Berato!!! compreender p ser compreendido!!! é uma pena q naum to aii p dar meu apoio como jogador e morador!!! mas o futebol ai no campo do Riacho não pode e nem vai acabar assim naum!!! por causa de uns e outros.

    ResponderExcluir
  7. O ser humano é triste , por isso que comecei a criar cachorro é muito mais fácil de lhe dar.

    ResponderExcluir
  8. O ser humano é triste , por isso que comecei a criar cachorro é muito mais fácil de lhe dar.

    ResponderExcluir
  9. Nunca pensei que algo assim fosse acontecer no nosso povoado.Não se pode proibir a pratica de esportes.Quando essas residências foram construidas os proprietarios ja sabiam que ali existia um campo de futebol,ate acho que vale reclamar mas não impor vontades.Espero que os politicos da nossa cidade possam ajudar e nós moradores não podemos colaborar com isso.Vamos incentivar os nossos jovens

    ResponderExcluir